03/09/2012

DEFICIÊNCIA ESTRATÉGICA «de alguns» CENTROS DE EMPREGO

Tenho seguido com alguma atenção o que apelido de “deficiência estratégica «de alguns» Centros de Emprego”, entre as medidas que o Governo lança num plano macro e depois o que se verifica no terreno, no dia-a-dia, pelo menos na região do Algarve. Poderia escolher vários exemplos de medidas que o Governo tem «tentado» implementar, cujos princípios são bons exemplos de proactividade e que procuram minimizar a actual crise ou mesmo ultrapassa-la! Mas o problema reside na transição da estratégia para a gestão dos Centros de Emprego.
Pois, medidas como o Estimulo 2012, Impulso Jovem, Passaporte Emprego e outras “chumbam” precisamente ao nível da Gestão diária dos diferentes Centros de Emprego da região. Em muitos casos não por falta de empenho dos trabalhadores, mas essencialmente por falhas de interligação entre a gestão versus estratégia!... Estou convicto que explicação para isso reside em muitos casos em lideranças fracas, que procuram a estabilidade em vez da inovação que as medidas atrás referidas poderiam trazer se fossem correctamente trabalhadas ou simplesmente entendidas...
Se no plano macro do Governo existe a flexibilidade e a coesão necessária em torno das medidas que são apresentadas, permitindo inclusive a sua adaptação em função da evolução da crise. Num plano micro, ou seja nos Centros de Emprego as respostas demoram, as burocracias imperam, as lideranças não funcionam ou simplesmente não existem! e claro, pessoas e empresas desesperam pelas poucas oportunidades que lhes restam.
Pergunto? como é que podemos fazer face a uma crise quando a estratégia falha ou se torna inoperante por falhas ou débil execução… (dos centros de emprego)? Ou então quando se executa não seguindo a estratégia delineada, o que é mais grave ainda!
Só encontro uma resposta o fracasso parcial ou total de tais medidas.
Vamos ver o que nos trás a implementação da nova lei orgânica do Instituto de Emprego e Formação Profissional, nomeadamente na relação da estratégia delineada pelo Governo com gestão dos Centros de Emprego e sobretudo ao nível das denominadas lideranças que se querem mais que nunca proactivas, operantes e inovadoras.
Fernando Marreiro
Deputado Municipal PSD - Lagos

foto fonte - blog: gestãodeconflitos.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário