Hoje de acordo com as orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho que visa a promoção da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais a nível mundial.
Em Portugal, desde de 2001 que neste dia passou a ser comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.
«Segundo estimativas da OIT, das cerca de 2,34 milhões de mortes por ano no trabalho, 321.000 são devidas a acidentes. As restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por vários tipos de doenças relacionadas com o trabalho, o que corresponde a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Trata-se de uma realidade inaceitável e de todo indigna de um mundo que se pretende justo e humano.»
Hoje dia 28 de Abril de 2013 é importante reflectir sobre esta temática, mas mais importante é o agir do amanhã, onde a implementação efectiva de uma cultura de segurança tem que estar associada à actual filosofia de gestão estratégica das empresas.
Os empregadores e trabalhadores não podem (continuar) ignorar esta problemática!
E porquê?
Porque é imprescindível estabelecer, diria inserir nas empresas a GESTÃO da Segurança, Higiene do Trabalho, não só pelo papel que tem na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, mas sobretudo pelo seu contributo na valorização contínua do termo trabalho (nas suas mais variadas envolventes). Destacando que neste momento de crise os Recursos Humanos, mais que nunca são parte primordial para o sucesso de qualquer organização.
A Gestão Estratégica da Segurança e Higiene do Trabalho tem que ir além da constante e continuada identificação de perigos e avaliação de riscos nos locais de trabalho (instalações, trabalhadores e postos de trabalho), que sendo fundamental, mas não chega. Esses riscos têm que ser geridos de forma integrada nas várias actividades das empresas, para que sejam efectivamente controlados através da sua minimização ou eliminação.
Concluiria considerando que a promoção da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais é fundamental, diria imprescindível para a criação de uma cultura de segurança… mas não menos importante é também o assumir de uma atitude organizacional de natureza estratégica, pró-activa, onde o empenhamento, o envolvimento e a motivação quer de empregadores como trabalhadores são fundamentais para a implementação e execução de uma efectiva política de Segurança e Higiene no Trabalho.
Um bom Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho para todos!
Fernando Cristino Marreiro
Deputado municipal PSD / Lagos
Membro da Assembleia Distrital PSD /Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário