23/07/2012

FUI UM PRIVILEGIADO EM CONHECER O AMIGO E SOCIÓLOGO NUNO FERRO…


Posso dizer que fui um privilegiado em conhecer o amigo e sociólogo Nuno Ferro, nos vários papéis que desenvolveu na e para a sociedade lacobrigense. Com uma prática social invejável, não tenho dúvidas que produziu efeitos e transformações sociais que jamais serão esquecidas nesta cidade.
Conheci o Nuno na frequência do Curso de Sociologia e posteriormente no CASLAS (Centro Juvenil), já aí ressaltava o excelente trabalho que ele desenvolvia com miúdos. Mais tarde trabalhamos em parceria com o projecto de luta contra à pobreza no Chinicato, sendo este projecto um marco no seu percurso profissional. Às vezes não estávamos de acordo, mas honra seja feita o Nuno “partiu pedra” com esse projecto e marcou decisivamente para sempre aquelas famílias. Destaco ainda o seu desempenho e intervenção social no bairro da meia praia, bairro dos moinhos e em outros com qualidade igual ou superior ao primeiro.
Em outras dimensões do relacionamento social ou em outros papéis profissionais, destaco o papel deste Colega na dinamização e implementação da rede social em Lagos. Para mim simplesmente bestial, pois se subsistiam algumas dúvidas das suas capacidades no plano teórico e metodológico, ou ainda no plano técnico e relacional, elas estavam brilhantemente dissipadas com o seu empenho, conhecimento e dedicação que impôs na implementação na rede social em Lagos.
Em outro dos papéis que conheci o Nuno, foi como formador e mais uma vez me surpreendeu pela conjugação da simplicidade com a exigência ou do rigor com o conhecimento. Ou ainda como “politico” quando foi mandatário para a juventude do partido socialista nas autárquicas de 2001, desempenhado aí um papel importante na vitória do partido socialista em Lagos.
A sua actividade profissional incluiu a par da investigação sociológica, várias dimensões do relacionamento social e vários papéis profissionais, marcadas pelo rigor deontológico e com uma frontalidade impressionante.
Que a sua alma descanse em paz!
Fontes: foto de Nuno Borges
Fernando Marreiro
Sociólogo
Deputado Municipal do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário