12/09/2011

REGULAÇÃO DO TRÂNSITO DENTRO DA VILA DE BENSAFRIM

A regulação do trânsito dentro de Bensafrim tem vindo a ser efectuada sem rigor, sem objectividade, inclusive a bancada do PSD questionou na Assembleia Municipal em Bensafrim sobre a realização ou não de um estudo relativo ao trânsito, o Sr. Presidente da Junta afirmou que não houve essa necessidade e nem tinha queixas sobre as alterações em curso. Mas a Junta de Freguesia deveria saber que quaisquer políticas e estratégias de intervenção relativamente ao trânsito devem ser devidamente fundamentadas, pois contrariamente ao dito pelo Sr. Presidente de Junta são várias as pessoas de Bensafrim que me têm manifestado o seu desagrado a esse nível, que acabo por concordar, pelas várias deslocações que faço a essa Vila.



Basta transitarmos dentro da Vila de Bensafrim para constatarmos que algumas soluções para regulação do trânsito não foram suficientemente fundamentadas quer por estudos completos e actualizados e muito menos levaram em consideração as componentes sociológicas locais, nomeadamente o crescimento demográfico, o aumento do tráfego de proximidade junto ao Estrela Desportiva de Bensafrim, Creche Infantil, Lar de Idosos ou o remeter o trânsito interno da Vila para a nacional 120.



Tendo presente a rede viária e a mobilidade interna em Bensafrim, devem ser questionadas as situações descritas mesmo que aprovadas!... e em curso, impõem no mínimo à Junta de Freguesia equacionar algumas correcções, que são de extrema importância, vejamos alguns dos exemplos - Zona A – Zona Verde: A actual situação implicou o desvio do trânsito para esta Zona já que existe a impossibilidade de circular por dentro do parque urbano (via interna no novo parque urbano que levou pilaretes), esta alteração implicou:
1. O Aumento de trânsito junto à creche e lar de idosos que ao contrario deveria ter diminuído pelas características de utilização desses espaços;
2. Na zona da creche durante todo o dia e especial no período das 8h às 10 h e das 16h às 18h o aumento de tráfego é elevado condicionando inclusive a passagem de viaturas nessa zona, aumentando o risco de acidente, tratando-se de uma via de largura reduzida com transito nos dois sentidos;
3. O encerramento do tráfego dentro do parque urbano condiciona a circulação do transporte de crianças no autocarro para a Creche, pois antes eles ficavam junto à entrada da própria creche;
Zona B – Parque Urbano: Colocação de pilaretes esta medida condicionou e influenciou quase toda a circulação na Vila de Bensafrim, as justificações conhecidas aparentemente não fundamentam esta alteração, o que me leva a questionar:
1. Será que foi avaliada influência e importância desta via dentro de Bensafrim, pois trata-se de um acesso centenário e sem alternativas credíveis, basta pensar na necessidade de garantir acesso a veículos de emergência;
2. Foi efectuado algum estudo impacto no trânsito de proximidade ou na carga rodoviária que lhe está associada;
3. Existe historial de acidentes de viação nesta Zona;
4. Se o princípio utilizado para esta medida foi a redução de velocidade, não existem outras medidas igualmente eficazes (lombas desniveladas);
Zona C – Rua Direita: Sendo a principal artéria interna da freguesia, também aqui a Junta de freguesia quis dar destaque á sua intervenção no trânsito:
Foram colocados dois pilaretes na zona de estrangulamento da rua que não se compreende o porquê? Pois se é um facto que a artéria tem largura reduzida? Também é um facto que é e sempre foi visível aos olhos de qualquer condutor? pois para quem conhece o local e considerando que a rua direita nos remete para a rua das parreiras com um sentido proibido para a direita que nos obriga a uma quase impossível obrigatória circulação para a esquerda…. Por último uma palavra para a Câmara Municipal dado que estas alterações são certamente acompanhadas pela autarquia, logo deveriam ser melhor planeadas e equacionadas… Fica a questão?...


Como pensa a autarquia articular e compatibilizar a planta da rede viária de Bensafrim pois o desenho actual não reflecte as necessidades relativas á circulação de trânsito…
Por: Fernando Marreiro
Deputado Municipal pelo PSD
27 – 04 - 2011

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